sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Projeto interdisciplinar de Libras










—Projeto
Interdisciplinar de LIBRAS
—Grupo:
—Dinair Silva Pires
—Edviges Paixão Z Assumpção
—Elinete Silva de Oliveira
—Pasqualina Toscano
—Valewska S. Barreto

Uso de Recursos Tecnológicos para a aprendizagem do aluno surdo.
—O Papel do Educador

O papel do educador é de extrema relevância para o aprendizado-significativo
do aluno surdo, através do uso de metodologias adequadas à sua realidade,
utilizando a primeira língua- LIBRAS, além dos mais variados recursos de
comunicação e o ensino da segunda língua (Português).
Com base na entrevista realizada na primeira etapa do
projeto e após a análise das dificuldades apresentadas, pesquisamos e
selecionamos um recurso tecnológico que, de acordo com a realidade da escola,
será um facilitador no processo de comunicação e aprendizagem do aluno surdo.
Observamos que a escola em que se encontra nossa aluna
deficiente auditiva, possui computadores. E baseado nessa informação indicamos
o curso de:


—O que é Librasnet?

O curso Librasnet destina-se ao ensino da Libras na sua gramática
própria, de forma contextualizada, com o uso de frases e imagens. Dentro de um
conceito inovador, todo o conteúdo foi desenvolvido com o objetivo de favorecer
o aprendizado através de uma comunicação eficaz e espontânea e não apenas com o
ensino de palavras isoladas.

—Pontos Positivos
—Foi desenvolvido com o objetivo de favorecer, ao longo
das 120 horas de curso, o aprendizado da libras através de uma comunicação
eficaz e espontânea.
—A metodologia do curso se baseia no formato de um livro
didático, com situações presentes no nosso cotidiano.
—Todos os sinais são apresentados através de recursos de
animação, permitindo uma visualização mais detalhada dos sinais e da utilização
de expressões faciais e corporais, fatores imprescindíveis no aprendizado da
língua de sinais.

—Pontos Negativos
—Valor do Software;
—Capacitação dos professores para que aprendam a utilizar
o programa;
—Disponibilidade da escola de investir num projeto e
atenderia apenas poucos alunos.

—Análise do Recurso
Tecnológico
É um recurso que executa o ensino da
Libras na sua gramática própria, de forma contextualizada, com o uso de frases
e imagens. Dentro de um conceito inovador, todo o conteúdo foi desenvolvido
através da comunicação eficaz e espontânea e não apenas com o ensino de
palavras isoladas. Se baseia no formato de um livro didático, iniciando a
apresentação do conteúdo pela comunicação básica, tal como a própria identidade
das pessoas, suas características físicas, seu nome, sua história e sua
família, entre muitas outras situações presentes do nosso cotidiano. A
discussão sobre a inclusão de surdos no contexto educacional, tem sido palco
para várias reflexões. Sabemos que não basta somente que o surdo frequente uma sala de aula,
mas que seja atendido nas suas necessidades. Destacamos aqui o papel do
professor quanto ao desenvolvimento de um trabalho que valorize todas as
diferenças e que esteja pautado nos objetivos de uma educação que vise à
valorização do exercício da cidadania, no desenvolvimento biopsicossocial do
indivíduo e na sua preparação para estar inserido nos mais variados contextos
sociais.

Um comentário:

  1. Olá!

    Muito bem! Excelente escola educacional! Adorei a pesquisa, mas recomendo que os textos sejam sempre originais e não reproduções literais, ok?

    Abraços

    Esther

    ResponderExcluir