"... O vento varria as luzes
O vento varria as músicas
O vento varria os aromas...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De aromas, de estrelas, de cânticos." Manuel Bandeira ( Canção do vento e da minha vida)
O vento varria as músicas
O vento varria os aromas...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De aromas, de estrelas, de cânticos." Manuel Bandeira ( Canção do vento e da minha vida)
"Inclusão Social: Música aos ouvidos... aos gestos...à fala...
Ações que falam por sí..."
Justificativa
Percebemos que o profissional entrevistado, bem como a Unidade Escolar, não disponibilizam efetivamente de recursos tecnológicos para inserirem em suas práticas pedagógicas. O que articulam, projetam e realizam, fazem parte de um contexto de profissionais comprometidos e também ansiosos por induzirem um marco na vida daqueles cuja escola acolhe e oferece o que tem de melhor: o desejo de que todos sejam respeitados e tratados de igual forma, sabendo que " Tudo vem das PEQUENAS coisas...Inclusive, as GRANDES..."
Portanto, escolhemos a música como facilitadora da comunicação. Ela proporciona prazer, alegria e, embora a tecnologia não seja de ponta, tem um poder indescritível e consegue muito em seus efeitos.
Pautando também que não é necessário gastos extremos. Desde a mais nova tecnologia ao radinho velho de pilha, o acesso é fácil !!
Benefícios da música na Educação Especial
As vibrações sonoras captadas pelo tato são importantes para que a criança perceba os sons da fala. Os exercícios com o corpo auxiliam a percepção auditiva, propiciando a aquisição lingüística.
Algumas atividades em grupo com instrumentos musicais, associadas a movimentos rítmicos corporais, como balancear o corpo, tocar palmas, sapatear, são indicadas e necessitam de treinamento constante. Dessa maneira, a criança vai sentindo melhor as vibrações por todo seu corpo, chegando mais facilmente ao som. O corpo é fundamental no processo de comunicação pelos gestos, mímicas, olhares firmes, e o ritmo musical é essencial para sensibiliza-la para o ritmo da fala, propiciando a melodia, que é o "existir" da música e da palavra.
As atividades musicais realizadas na escola proporcionam a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser. O trabalho com musicalização infantil na escola é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, fatores como: concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.
A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades lingüísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo. Além disso, a música também vem sendo utilizada como fator de bem estar no trabalho e em diversas atividades terapêuticas, como elemento auxiliar na manutenção e recuperação da saúde.
As atividades de musicalização também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados, são uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração pelo outro, e abrindo espaço para outras aprendizagens.
Pontos positivos: Aulas dinâmicas, interação e integração com o grupo, facilitadora da aprendizagem, estímulo às emoções, vibrações e sensações do corpo.
Pontos negativos: O grupo concluiu inexistente tais pontos uma vez que, já mencionado acima, mesmo que não exista tecnologia de ponta, ou professores qualificados para tal, podem haver outros recursos e materiais a serem trabalhados, como por exemplo: a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, o uso de rádio ou Cd, ou seja, não há custos efetivos.
Referências
surtec.sur10.net/surdez-e-sociedade
acessa.com
alekinhosurdo.blogspot.com
meninasimprováveis.blogspot ( imagem)
vivendoemsilencio.wordpress.com ( imagem)
deficienciaauditiva.blogspot.com
Grupo Meninas Poderosas:
Fernanda Brito da Costa
Marcia Vieira de O. Guariento
Noêmia da Silva Teixeira
Simone Paulo Gusmão
Sônia Aparecida de O. Condutta
Olá!
ResponderExcluirA música é um recursos fantástico e apresenta inúmeros benefícios para os ouvintes e surdos. parabéns!
Esther